• Dicas e tutorias
  • Reviews de produtos
  • Dicionário de Cosmetologia
  • Notícias da área de cosmetologia e estética

Protetor solar físico x químico: qual a diferença?

Postado em 15/05/2019 17:50 por Jaque

Curta e compartilhe! :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você sabia que o seu tipo de pele define o protetor solar ideal pra você? Descubra agora a diferença entre protetor solar físico e químico!

 

Protetor solar químico

É absorvido pela nossa pele após a aplicação e ele permite a entrada dos raios solares, isso porque os ingredientes responsáveis pela proteção UV irão absorver estes raios.  Isso irá diminuir os danos da radiação ultravioleta e impedir que atinjam camadas mais profundas da pele.

Além da proteção solar, podem oferecer ativos com ação antioxidante, antioleosidade e clareadora. Uma de suas características é ser mais fácil de espalhar. Como ele é absorvido na pele, não deixa um aspecto esbranquiçado. Em contrapartida são menos estáveis que os protetores físicos, pois  necessitam de algumas reaplicações durante o dia para manter a eficácia! E por fim você deve ficar atenta (o) aos ingredientes metil benzilideno, benzofenona 3 e 4, cânfora e oxibenzona.

Estes ingredientes são encontrados com frequência em alguns filtros solares químicos e não são nada interessantes para nossa saúde, pois são absorvidos e ficam na nossa corrente sanguínea. Alguns estudos revelam que estes ingredientes, podem provocar distúrbios hormonais. Mas a Oxibenzona é a substância que mais exige atenção, pois já foi comprovado seus malefícios!

 

Pra quem é indicado?

Este tipo de protetor solar não deve ser visto como um vilão. Mas é interessante que você fique atento a composição e fuja dos ativos nocivos! Ele é indicado para peles no geral, com exceção de crianças e quem tem pele sensível. Pode ser interessante principalmente em pele oleosa já que ele pode auxiliar no controle da oleosidade.

Protetor solar físico x químico: qual a diferença?- Beleza Conta SimSugestão de protetor químico do Beleza Conta Sim

 

Protetor solar físico ou mineral

Forma uma barreira sobre a 1ª camada da pele. Agi como um espelho refletindo os raios UV e impedindo sua entrada. Você provavelmente encontrará ativos como dióxido de titânio e óxido de zinco em sua composição. Diferente do protetor químico, ele costuma ser mais difícil de espalhar e dá um aspecto esbranquiçado à pele. No entanto são mais estáveis, pois permanecem na superfície. Necessitam de menos reaplicações que o químico.

Como permanece na superfície é considerado muito seguro, pois não é absorvido para corrente sanguínea. E para quem quer usar esse tipo de filtro solar, mas não quer ficar com a pele esbranquiçada, pode optar por um protetor solar com cor. A ação será a mesma, no entanto a pele ganha uma acabamento ainda mais bonito!

 

Pra quem é indicado?

Protetor solar infantil é sempre do tipo físico, pois as crianças possuem uma pele frágil. Já para os adultos ele pode ser utilizado em todos os tipos de pele. Mas em especial por quem tem pele sensível, com presença de manchas como o melasma!

Em relação as manchas, como elas podem escurecer apenas com a exposição ao calor, o filtro químico se torna menos interessante, justamente por transformar a radiação UV em raios infravermelhos (calor).

Protetor solar físico x químico: qual a diferença?- Beleza Conta SimSugestão de protetor físico do Beleza Conta Sim

 

Observe a imagem e perceba como ambos agem!Protetor solar físico x químico: qual a diferença?- Beleza Conta Sim

O protetor solar químico e físico, em minha opinião são ambos válidos. Eu gostaria muito de usar apenas filtro solar físico, mas como ele costuma ser mais caro fica difícil mantê-lo na rotina. Vale lembrar que aqui no Brasil e nos Estados Unidos, as substâncias nocivas são bem comuns de serem encontradas nos filtros químicos. Por isso é importante que você preste atenção na fórmula do produto antes de comprar, ok?

Agora me conta aqui nos comentários se você já sabia dessas informações e qual protetor solar costuma usar. Vamos interagir <3


Curta e compartilhe! :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Sugestões?
Entre em contato através do e-mail e me conta sobre qual tema você gostaria de ver por aqui. E não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários:

Atenção: Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade do usuário(a). Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.